Ato
de pensar e elaborar maneiras de organização da áreas dentro da educação, dessa
forma construindo novas forma de agir, a maioria das vezes com intenções
buscando um olhar apurado sobre a área. Exemplo: filosofia da ciência,
procura entender quais os pensamentos construíram a maneira de fazer ciência
utilizada atualmente.
Filosofia
é um corpo de conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano
vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado
compreensivo.Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto
coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade.Conhecimentos estes
que expressam o entendimento que se tem do mundo, a a partir de desejos,
anseios e aspirações.Assim, podemos dizer que, a filosofia cria o ideário que
norteia a vida humana em todos os seus momentos e em todos os seus processos. Neste sentido, a filosofia é uma força, é o
sustentáculo de um modo de agir. É uma arma na luta pela vida e pela emancipação
humana.
Em síntese, a filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Esta forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórico, como também é seu condicionante.
Em síntese, a filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Esta forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórico, como também é seu condicionante.
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma,
mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo,
ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus
caminhos.
A Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar. O educando, quem é, o que deve ser, qual o seu papel no mundo; o educador, quem é, qual o seu papel no mundo; a sociedade, o que é, o que pretende; qual deve ser a finalidade da ação pedagógica.Esses são alguns problemas que exigem a reflexão filosófica. A Filosofia propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana.
A Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar. O educando, quem é, o que deve ser, qual o seu papel no mundo; o educador, quem é, qual o seu papel no mundo; a sociedade, o que é, o que pretende; qual deve ser a finalidade da ação pedagógica.Esses são alguns problemas que exigem a reflexão filosófica. A Filosofia propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana.
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